Notícias

Empregabilidade: Como se preparar para um processo seletivo?

Em nosso projeto de empregabilidade, o portal Mútua +Desenvolvimento e Oportunidades, temos a parceria da consultoria Cia de Talentos, que faz a curadoria das vagas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

A empresa produz muito conteúdo sobre o universo do mercado de trabalho e empregabilidade. Em um dos artigos, a Cia de Talentos fala sobre como se preparar para um processo seletivo.

Vamos conferir as dicas valiosas dos especialistas?
Um processo seletivo pode ser constituído de etapas de testes e avaliações online e presencial, dinâmicas em grupo, entrevistas. Mas, vem a dúvida: o que será que querem de mim? Como devo me comportar? E o que eu respondo?

Calma, porque neste artigo, a gente te ajuda a chegar nessas respostas.

Pense sobre as seguintes perguntas:
– Em um mundo que muda muito rápido, quais atitudes você acredita que as empresas esperam?
– O que significa comprometimento para você?
– O que te diferencia das outras pessoas?

Anote as suas respostas, porque isso te ajuda a refletir e organizar melhor as suas ideias. Além disso, lembre-se que as respostas variam de pessoa para pessoa. Porém, algumas habilidades sempre serão importantes, não apenas nos processos seletivos, mas durante toda a vida profissional. Veja:

Protagonismo: Cada vez mais, as empresas procuram pessoas que, ao ver um problema, buscam encontrar alternativas e fazer parte das soluções. Por isso, é superimportante ser adaptável e flexível diante de diferentes cenários, ou seja, não sofrer com as mudanças repentinas de caminho.

Curiosidade e capacidade de análise:
Ter interesse pra ir atrás de mais informações, acompanhar o que acontece no mundo e saber ler dados transformando-os em ideias para se antecipar aos cenários é fundamental nos dias de hoje.

Escuta:
É preciso respeitar a contribuição de outras pessoas, não julgar pelas aparências, idade, ou até mesmo falta de destreza com a tecnologia. Ao se colocar em uma postura de escuta, preste atenção de fato no que está sendo dito ou apresentado. Isso também contribui com o aprendizado a partir da observação.

Quer saber mais sobre processos seletivos?
Pra ser aprofundar e saber tudo pra se dar bem nos processos seletivos, separamos esses três episódios do CT CAST pra você conferir:

– Como escolher o processo que dá match comigo?

– Dicas sobre as avaliações online

– Soft skills: Habilidades do futuro

 

Fonte: Cia de Talentos